Cronologia
(1960 - 2025)

Um grupo de agricultores locais fundou a Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão para valorizar a produção local e garantir o escoamento das colheitas. Entre os fundadores destacam-se Jorge Pereira da Silva Reis, Augusto Cupertino de Miranda, Carlos Bacelar e Fernando Mesquita Araújo.

Concessão do alvará pelo Secretário de Estado da Agricultura, oficializando a constituição da cooperativa.
Aprovada a compra do terreno destinado à construção das instalações da adega.

Cerimónia com presença de entidades oficiais assinala a abertura das instalações. Realiza-se nesse dia a primeira vindima da cooperativa.
A cooperativa torna-se uma das fundadoras da VERCOOPE – União das Adegas Cooperativas da Região dos Vinhos Verdes.

Entra em funcionamento a central de engarrafamento da VERCOOPE, permitindo o escoamento de 40% da produção.
Reformulação dos estatutos transforma a cooperativa em entidade polivalente, com integração da fruticultura e comércio de produtos agrícolas.

Início da atividade frutícola em Ribeirão com a campanha da maçã. A forte adesão leva à ampliação da capacidade para 1.000 toneladas.

A cooperativa passa a denominar-se oficialmente FRUTIVINHOS – Cooperativa Agrícola de Vila Nova de Famalicão, C.R.L.

Distinções no concurso “O Melhor Vinho Verde no Produtor” (CVRVV):
1.º lugar – Vinhos Tintos
2.º lugar – Vinhos Brancos

Promoção do cultivo e comercialização de kiwi como alternativa à maçã.
Aquisição de calibrador eletrónico para melhoria do processamento e seleção da fruta.

Menção Honrosa no I Concurso Nacional de Vinhos Engarrafados das Adegas Cooperativas (FENADEGAS), com o vinho Bargos 1994. Participação no 1.º Fórum Nacional do Kiwi.

Transferência das operações para novas instalações modernas com maior capacidade e tecnologia de produção de vinho.

Criação da marca em homenagem ao rei que concedeu o foral a Famalicão em 1205. Torna-se a principal insígnia da cooperativa.

O vinho D. Sancho I Rosé (colheita 2011) conquista a Tambuladeira de Bronze em prova cega, atribuída pela Associação dos Escanções de Portugal.

Participação na Anuga, no âmbito do projeto Atlantic Food Export, reforçando a presença internacional da FRUTIVINHOS e a sua estratégia contínua de promoção em feiras nacionais, regionais e internacionais.

Os espumantes D. Sancho I recebem Medalha de Prata (Espumante Branco) e Menção Honrosa (Espumante Rosé), no concurso “Melhores Vinhos Verdes” (CVRVV).
Criação de cais de embarque para receção de uvas nas instalações da Fagricoop, otimizando operações.

Entram em funcionamento novas instalações com loja, sala de provas, auditório e zona logística. Marca o regresso da cooperativa ao coração da cidade.

Inauguração oficial das novas instalações no centro de Famalicão e lançamento do livro FRUTIVINHOS – 65 Anos, que documenta o percurso da cooperativa, os testemunhos dos cooperadores e a valorização do território.